sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A chegada e o primeiro dia

Após 2 dias viajando, finalmente, cheguei em Győr!
 Saí da minha cidade na quarta de manhã, fui de carro até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (6 horas), então fui de avião até Heathrow, o aeroporto de Londres, mais 11 horas. Tive que pegar o couch (espécie de busão) até o terminal onde ia embarcar, onde cheguei num imenso lobby... então após 5 horas no aeroporto (vagando pelas inúmeras lojas e marcas  e essas coisas que o pessoal fica maluco RSRS, até finalmente desmaiar nas poltronas por 3 horas hahahahhha) peguei outro avião para Budapeste, umas 3 horas e pouco de vôo. Bom, então, chegando, lá estava o Attila para me receber =)
Pegamos um ônibus até outro aeroporto, onde recebemos a Eszthér, que tinha ido passar o ano novo em Londres. Depois tomamos outro ônibus até o metrô e finalmente um trem até Gyôr. Ufa !! foi um trampo sem tamanho, tirando navio, andei de todos os transportes possíveis para chegar até aqui ! rsrs
Então, na estação de Gyôr, estavam Viktor e Monica nos esperando, então eles me deram uma carona até o hostel onde estou hospedada. =)
Hoje de manhã, o pessoal da escola veio me visitar, me apresentou a todo o pessoal, a escola em si, até mesmo os cozinheiros rs... realmente,  a recepção está bem calorosa, o pessoal tem me dado muita atenção, tem se preocupado mesmo em me fazer sentir bemvinda e bem recebida... Não tem do que reclamar !

Kossuth Lajos Ipari Szakképző Iskola, Kollégium és Felnőttek Középiskolája














Kossuth Bridge
Essa ponte fica a dois quarterões do meu quarto,
e atravessando ela,
chega-se ao Centro da Cidade
Acho que a parte mais difícil já passou... daqui pra frente vai ser na raça rs
O pessoal não fala ingles aqui, são poucas pessoas... fica difícil até comprar um lanche no Mc Donalds... vai ser realmente desafiador, a língua é bem difícil de aprender... ainda estou no sim, não, obrigada, de nada rsrs
A tarde fui no centro com o Attila, a Eszther e a Mónika... consegui comprar uma jaqueta e botas pra me ajudar a aguentar o frio (agora está 6 graus...ah e eu esqueci minha jaqueta no Brasil, dã!)... aqui não só é frio mas venta demais da conta, parece que vc vai ser levada embora rs... Fomos numa espécie de uma loja de departamentos.
Ela passa por cima de um braço do rio Danúbio. A visão
de cima dela é estonteante !


Após almoçar e comprar algumas coisas percebi que realmente, o custo de vida aqui é bem de boa, diferente da Europa oriental... no aeroporto de Londres tudo era absurdamente caro!
As paisagens são simplesmente estonteantes, todos os prédios são enormes e antigos, de uma arquitetura fascinante... para mim, estar aqui é singular, estar diante disso tudo... jamais passou pela minha cabeça...
Acho que é meio coisa de turista achar tudo lindo e maravilhoso...
A Hungria em si é um país muito velho... as cidades já existiam mesmo antes de haver o país chamado Hungria. Há uma igreja aqui perto que é do ano 101 ... Gyôr é  a cidade mais turística, onde mais se encontram desses prédios e locais que são verdadeiros cartões postais.
Ah, aqui começa a anoitecer mais ou menos ás 3 da tarde... 5 horas já está super escuro e ainda mais frio do que de manhã... ainda não acostumei com isso ! =)

=






Esse rei protegeu a Igreja Católica da Hungria,
por isso é muito estimado por aqui.
Dentro deste busto de ouro está o crânio dele.
(Igreja de São Inácio)

Church of St. Ignatius
Visitei essa Igreja hoje.Ela é do sec. XVII, toda no estilo barroco.
Há inúmeras esculturas e peças, todas em ouro maciço.



Essa catedral Judaica hoje funciona como museus, já que não há mais judeus por aqui (devido ao Holocausto e etc...)





Hoje eu explorei mais, ainda não tirei muitas fotos... irei tirando com mais calma, prometo!

Realmente estou feliz por ter escolhido esta cidade, neste país... tinha idéia totalmente diferente. O pessoal têm me tratado muito bem, e eles ficam muiiito felizes quando eu digo um simples ‘’ köszönöm’’ (obrigada, em Húngaro) ... eles não recebem tantos turistas, a maioria não fala inglês... então eles ficam muito felizes de ver a pessoa interessada em aprender Húngaro (no começo não tinha pretensões de aprender... mas dado ás circunstâncias, acho melhor correr atrás rs) ... essa língua é falada somente na Hungria, ninguém fala Húngaro além deles, então por isso eles ficam tão felizes... o idioma sérvio e da rep. Tcheca é parecido 90% das palavras, mas não é igual.... acredito que seja talvez como o português e o espanhol...
Bom, mas sei que as coisas estão funcionando assim para mim graças à AIESEC, tanto de Londrina como de Gyôr... não fosse essa recepção e a atenção que todos estão me dando, seria quase impossível me virar por aqui!



Por hoje é isso. Viszlát !

5 comentários:

  1. Loooo, que perfeito!!! ... Por favor, escreva todos os dias aki nesse blog todas as novidades, o q comeu, q horas dormiu... ... Sintob sua falta!!!
    Te amo!!!
    Natalia Lima

    ResponderExcluir
  2. Loo, adorei saber um poquinho de como estão as coisas ai com vc!! Espero q vc se acostume logo e aprenda a falar hungaro mais rápido possivel! ahahah Se cuida, amo vc..
    bjs
    lari

    ResponderExcluir
  3. looo, acabei de achar aquiii! ta lindo seu blog, mt PRO! hahaha ve se posta fotos suas e de onde vc taaa! um beijo saudades, da luu japs

    ResponderExcluir
  4. Lorena!
    Estou muito feliz por você estar gostando tanto daí! Você está me fazendo gostar também e pensar na Hungria como uma possibilidade para o meu intercâmbio!!
    Espero que continue tudo correndo bem, que você aprenda muito, ensine mais ainda, cresça um pouco e mude conceitos, opiniões, ideias, tanto suas, como das pessoas com quem você conviver, deixando desse modo a sua marquinha na Hungria..
    Boa sorte em tudo o que ainda está por vir até o fim do seu intercâmbio! Que tudo seja muito intenso e proveitoso!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Lorena, o Atti já fez tur com você???
    Ele é mto nerd e manja da história dai, se ele não te levou, pede pra ele te levar!huahauhua ele conta tudo!
    que saudades daí!!! te cuida, e boa sorte..
    e ahh, pq vc ta em hostel??? e quem ta pagando isso??
    beeeijo

    ResponderExcluir

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera – disse o sábio. Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade,não.

-Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.