sábado, 21 de janeiro de 2012

A comida!

Sinagoga do lado da escola - tirei essa foto de dentro da sala de professores rsrsrs



Chega de preguiça, já passou da hora de atualizar esse blog !
Obrigada pessoal, pelos feeds, fico feliz de saber que meus amigos e família estão me acompanhando aqui! Foi com essa intenção mesmo que criei o dito cujo! Rs
Estou abismada com uma coisa! Como assim é a minha cara dizer ‘’buuu’’ ?? rsrsrsrs acho que vcs me conhecem demais meninas, rs.


Chega de trololó, hoje vou falar um pouco das minhas experiências gastronômicas na terrinha dos Magiares.
O hostel onde estou hospedada! (o prédio do fundo...
esse da frente é uma parte da sinagoga)
Como parte do meu contrato com a AIESEC Gyôr, tenho direito a três refeições diárias no refeitório da escola (café da manhã, almoço e jantar). Tá, mas quem me conhece, sabe que eu nunca fui muito de café rs. Ainda não descobri o que eles comem de café da manhã. Talvez um dia eu madrugue (encerra as 8, se eu não em engano) pra descobrir...

Mas os almoços e jantas são muito bons. É tipo um R.U. A comida não é nenhum banquete grã-fino, mas tenho achado tudo muito gostoso e bem feitinho. É simples, mas é limpinho rs.
Aliás, já mencionei que é de graça?? Fim de papo né! Rs




Pátio da Escola

O corredor onde fica a sala dos professores!




Falou em culinária húngara, falou em ensopados que são o pörkölt, gulyás (ou goulash para nós), tokány  e papriká(páprica pimenta).
Jantinha básica, fala aí! rsrs

Bom, o húngaro, como um bom europeu, come MUITA batata! Todo santo dia. E uma sopinha de entrada também não pode faltar. Pães (e massas em geral) e picles também costumam acompanhar a refeição. Nos temperos eles usam muito a  páprica e pimenta do reino. 
Aliás, falando em massas, eles tem zilhões de tipos de macarrão diferente. Tem um que parece uns grãozinhos de arroz (chama-se Pastina), que acompanha um ensopado, por exemplo, e tem uns com uns formatos meios malucos, perdidos dentro das sopas (tarhonya, por exemplo).

Lanchinhos, também básicos ! =P
A carne mais comum aqui é o porco, empanado ou ensopado. Mas é uma carne muito branquinha, que mais tem é gosto de frango! Mas ok, se eles falam que é porco, eu acredito!
Queijo, creme de leite (sour cream), cogumelos (mushrooms), bacon e presunto também costumam estar presentes nos principais pratos... (não todos juntos hein! Só to dizendo os ingredientes que eles usam com mais freqüência o.O ). Mas o que eles curtem mesmo é uma boa pizza rs. Digo isso pq sempre que saímos, é isso que meus amigos daqui pedem. E mesmo com os alunos, quando pergunto a comida favorita deles, eles me respondem em coro ‘’pizza!!!’’.
Quanto a mim, o troféu de comida mais deliciosa vai para o Lángos ! Preciso aprender a fazer... pensa num negócio delicioso !! =)
Obs. Ver posts anteriores para fotos de Lángos e Goulash.


Tejcsokolade, quer dizer chocolate ao leite ;)
Achei um mercado mara!! Tinha uma enorme
variedade de pães e queijos! Fiz a festa lá!



















E eu tanto pedi, que finalmente ! Foi somente por um dia, eu sei. Mas a esperança é a ultima que morre. Quem sabe, eu finalmente realize meu sonho de construir um boneco de neve! Incrível, que o panorama aqui, que já é uma imagem linda de se ver, fica ainda mais lindo com os telhados branquinhos, e as folhas todas cobertas de manchinhas branquinhas.
Fiquei apaixonada!
Detalhe, que já de manhãzinha, conforme os floquinhos iam caindo e embranquecendo a cidade, já haviam funcionários passando pás nas calçadas, para abrir passagem, e caminhões passavam para empurrar a neve e liberar as ruas. Também jogam umas predrinhas, bem pequenininhas, ou uns cristaizinhos nas calçadas. Deduzi que fosse para as pessoas não escorregarem na neve (como eu quase fiz, várias vezes rsrsrrs). Isso é que eficiência, não?? Eu curti.

































Quanto à escola, ssa semana apresentei nas salas uns slides que eu fiz no PowerPoint sobre o Brasil. O pessoal gostou bastante! Eles ficam abismados com as imagens coloridas, as comidas, as pessoas, enfim... falei de tudo que eu lembrava sobre o Brasil! Até uma pequena aulinha de história. Falei de futebol, carnaval, calor, Dilma, ocupação portuguesa, biodiversidade, feijoada, coxinha, churrasco, caipirinha, capoeira, samba, bossa nova, oktoberfest, frevo, baianas, índios, favela, corrupção, trabalho e prostituição infantil, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Brasília.

 Por mais que eu não seja fã de algumas coisas, tenho que falar né. Estou aprendendo a dar muito mais valor na nossa cultura. Percebo que a identidade do meu país também contribui para a minha identidade. E como é gostoso falar de um país tão rico de cultura e tão lindo! É legal ver os olhos dos alunos quando passava imagens de Bonito (MS), lençóis maranhenses, praias cariocas...
Mas TODOS ficavam abismados quando eu dizia que não gostava de calor nem de carnaval. Gente, calor, vc enjoa na primeira semana. Carnaval, vc enjoa nos primeiros 10 minutos rsrsrsrs. Ah não, aquela barulheira toda não é comigo não! =P


Queria registrar aqui a saudade que estou sentindo das pessoas que eu amo!
Talvez, como disse uma certa amiga psicóloga minha, eu esteja passando pela fase carente do interc
âmbio rsrsrs.
Pronto, passou ! rsrsrsr
Deve ser por estar em casa agora, em repouso... é o que acontece quando vc fica 1 hora andando na rua, em plena chuva, encharca seu casaco, quase morre de frio e depois venta horrores na sua cara. Nem o super-homem se livra de resfriado nessas condições ! rsrrs
Mas eu juro que tentei usar guarda-chuva... mas de que adianta?? O vento aqui é uma coisa absurda, parece que vai levar vc e o guarda-chuva embora!

Bom, por hoje é só! Puszi! =)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera – disse o sábio. Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade,não.

-Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.