terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Para as meninas!

Szia !!
Hoje quero dividir, em um post rápido, umas coisinhas com as minhas amigas que acho que interessará a elas ; )
Tive folga hoje porquê teve reunião de professores ou algo assim, então aproveitei o dia de uma maneira difereeeeente...
Pessoal, mencionei que estou trabalhando (ensinando inglês) em uma espécie de escola técnica, para os cursos de engenharia elétrica, esteticista e cabeleireiro.
Bom, vocês não imaginam cada maluquice que eu vejo naquela escola todos os dias!
Cabelos pirados, de todas as cores, cortes, tamanhos, penteados e etc...
A ousadia com as unhas é ainda maior! Aqui, passar uma cor só, de jeito nenhum!!
Tem que ter desenhos, strass, glitter e muita cor.
E uma coisa que reparei também foi em uma espécie de 
unha postiça que estão usando muito por aqui, e pelo que elas me contaram, está a maior moda na Europa.
São essas unhas pontiagudas, de plástico. Na maioria das vezes o pessoal faz francesinha, mas não é com esmalte branco não. São desenhos todo elaborados, cheios de brilhinhos e cores diferentes.
Bom,  aproveitando-me de toda essa experiência das minhas aluninhas, resolvi experimentar!
Hoje vieram aqui no meu quarto duas meninas, alunas minhas, para fazer minhas unhas! =)
Eeeeba ! rsrsrs que luxo né!!
A menina não quis cobrar nada, então não abusei no pedido também.  Até que gostaria de colocar uma dessas unhas pontudas aí... mas ia me dar muito trabalho para colocar minhas lentes de contato depois né?? É, acho que não era uma boa não... rs












Gente, precisa de ver o tanto de coisas que a menina trouxe, foram 2 malas grandes, maior kit profissionalll =P !! Achei o máximo! 
Eu, pra quem já me conhece bem, que sou a mais desligada nessas coisas, acho tudo isso o maior barato!! rsrs
Mas vamos às peculiaridades...

Primeiro que o pessoal aqui não usa alicates nem tira as cutículas! Eles simplesmente empurram delicadamente... e a menina ainda disse? ‘’Isso pode doer!’’.
Tadinha!! Não viu nada !! Precisava ver cada bifão que algumas manicures açougueiras já tiraram do meu dedo rs
Depois de lixar as unhas, bem como os cantos e por cima dela também, a menina aplicou um creme redutor de cutícula. E por fim a base.
Sei que depois de feito, ficou muito bom! Até parece que tirou toda cutícula, mas doeu menos e foi mais rápido...
Segundo, eles usam aqui um aparelhinho muito interessante, que emite raios UV e seca o esmalte em 3, 5 minutinhos! E ele fica muito brilhante!
Mas para tal elas usam uns esmaltes especiais e uns gels especiais também!
Então em cada passo vc coloca a mão dentro da câmara do aparelho.

Ao passar a base, em cada mão de esmalte, e no meu caso, para colocar os strass, uma em baixo e uma em cima depois!
Adorei isso ! Pena que se eu comprasse, pesaria na minha mala! 
Será que tem pra vender isso no Brasil?? =)
Aparelho de raio UV, para secagem rápida do esmalte.

E o resultaaado...
Simples, mas lindinho!




Gesztenyepure - ou Purê
de Castanha!
Ontem, uma das professoras fofíssimas me deu um pouco de doce! Como elas são boazinhas! Da outra vez, a Erika me trouxe chocolates e bolo de chocolate... dessa vez foi a Eva que me trouxe o Purê de Castanha! Típico doce Húngaro.
Delicioso, gente! Na foto nã

está mais tão bonitinho pq eu já comi metade =P
Adianto que essas fotos já são da minha câmera nova! De agora em diante, prometo bem mais fotos  =)
Por hoje é só! Viszlát !

sábado, 21 de janeiro de 2012

A comida!

Sinagoga do lado da escola - tirei essa foto de dentro da sala de professores rsrsrs



Chega de preguiça, já passou da hora de atualizar esse blog !
Obrigada pessoal, pelos feeds, fico feliz de saber que meus amigos e família estão me acompanhando aqui! Foi com essa intenção mesmo que criei o dito cujo! Rs
Estou abismada com uma coisa! Como assim é a minha cara dizer ‘’buuu’’ ?? rsrsrsrs acho que vcs me conhecem demais meninas, rs.


Chega de trololó, hoje vou falar um pouco das minhas experiências gastronômicas na terrinha dos Magiares.
O hostel onde estou hospedada! (o prédio do fundo...
esse da frente é uma parte da sinagoga)
Como parte do meu contrato com a AIESEC Gyôr, tenho direito a três refeições diárias no refeitório da escola (café da manhã, almoço e jantar). Tá, mas quem me conhece, sabe que eu nunca fui muito de café rs. Ainda não descobri o que eles comem de café da manhã. Talvez um dia eu madrugue (encerra as 8, se eu não em engano) pra descobrir...

Mas os almoços e jantas são muito bons. É tipo um R.U. A comida não é nenhum banquete grã-fino, mas tenho achado tudo muito gostoso e bem feitinho. É simples, mas é limpinho rs.
Aliás, já mencionei que é de graça?? Fim de papo né! Rs




Pátio da Escola

O corredor onde fica a sala dos professores!




Falou em culinária húngara, falou em ensopados que são o pörkölt, gulyás (ou goulash para nós), tokány  e papriká(páprica pimenta).
Jantinha básica, fala aí! rsrs

Bom, o húngaro, como um bom europeu, come MUITA batata! Todo santo dia. E uma sopinha de entrada também não pode faltar. Pães (e massas em geral) e picles também costumam acompanhar a refeição. Nos temperos eles usam muito a  páprica e pimenta do reino. 
Aliás, falando em massas, eles tem zilhões de tipos de macarrão diferente. Tem um que parece uns grãozinhos de arroz (chama-se Pastina), que acompanha um ensopado, por exemplo, e tem uns com uns formatos meios malucos, perdidos dentro das sopas (tarhonya, por exemplo).

Lanchinhos, também básicos ! =P
A carne mais comum aqui é o porco, empanado ou ensopado. Mas é uma carne muito branquinha, que mais tem é gosto de frango! Mas ok, se eles falam que é porco, eu acredito!
Queijo, creme de leite (sour cream), cogumelos (mushrooms), bacon e presunto também costumam estar presentes nos principais pratos... (não todos juntos hein! Só to dizendo os ingredientes que eles usam com mais freqüência o.O ). Mas o que eles curtem mesmo é uma boa pizza rs. Digo isso pq sempre que saímos, é isso que meus amigos daqui pedem. E mesmo com os alunos, quando pergunto a comida favorita deles, eles me respondem em coro ‘’pizza!!!’’.
Quanto a mim, o troféu de comida mais deliciosa vai para o Lángos ! Preciso aprender a fazer... pensa num negócio delicioso !! =)
Obs. Ver posts anteriores para fotos de Lángos e Goulash.


Tejcsokolade, quer dizer chocolate ao leite ;)
Achei um mercado mara!! Tinha uma enorme
variedade de pães e queijos! Fiz a festa lá!



















E eu tanto pedi, que finalmente ! Foi somente por um dia, eu sei. Mas a esperança é a ultima que morre. Quem sabe, eu finalmente realize meu sonho de construir um boneco de neve! Incrível, que o panorama aqui, que já é uma imagem linda de se ver, fica ainda mais lindo com os telhados branquinhos, e as folhas todas cobertas de manchinhas branquinhas.
Fiquei apaixonada!
Detalhe, que já de manhãzinha, conforme os floquinhos iam caindo e embranquecendo a cidade, já haviam funcionários passando pás nas calçadas, para abrir passagem, e caminhões passavam para empurrar a neve e liberar as ruas. Também jogam umas predrinhas, bem pequenininhas, ou uns cristaizinhos nas calçadas. Deduzi que fosse para as pessoas não escorregarem na neve (como eu quase fiz, várias vezes rsrsrrs). Isso é que eficiência, não?? Eu curti.

































Quanto à escola, ssa semana apresentei nas salas uns slides que eu fiz no PowerPoint sobre o Brasil. O pessoal gostou bastante! Eles ficam abismados com as imagens coloridas, as comidas, as pessoas, enfim... falei de tudo que eu lembrava sobre o Brasil! Até uma pequena aulinha de história. Falei de futebol, carnaval, calor, Dilma, ocupação portuguesa, biodiversidade, feijoada, coxinha, churrasco, caipirinha, capoeira, samba, bossa nova, oktoberfest, frevo, baianas, índios, favela, corrupção, trabalho e prostituição infantil, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Brasília.

 Por mais que eu não seja fã de algumas coisas, tenho que falar né. Estou aprendendo a dar muito mais valor na nossa cultura. Percebo que a identidade do meu país também contribui para a minha identidade. E como é gostoso falar de um país tão rico de cultura e tão lindo! É legal ver os olhos dos alunos quando passava imagens de Bonito (MS), lençóis maranhenses, praias cariocas...
Mas TODOS ficavam abismados quando eu dizia que não gostava de calor nem de carnaval. Gente, calor, vc enjoa na primeira semana. Carnaval, vc enjoa nos primeiros 10 minutos rsrsrsrs. Ah não, aquela barulheira toda não é comigo não! =P


Queria registrar aqui a saudade que estou sentindo das pessoas que eu amo!
Talvez, como disse uma certa amiga psicóloga minha, eu esteja passando pela fase carente do interc
âmbio rsrsrs.
Pronto, passou ! rsrsrsr
Deve ser por estar em casa agora, em repouso... é o que acontece quando vc fica 1 hora andando na rua, em plena chuva, encharca seu casaco, quase morre de frio e depois venta horrores na sua cara. Nem o super-homem se livra de resfriado nessas condições ! rsrrs
Mas eu juro que tentei usar guarda-chuva... mas de que adianta?? O vento aqui é uma coisa absurda, parece que vai levar vc e o guarda-chuva embora!

Bom, por hoje é só! Puszi! =)








segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Uma visitinha!

Nesse fim de semana tivemos a ilustre presença do Gabriel Lopes!!  Ele estava indo para a Croácia (agora já está lá) fazer seu development internship e passou uma noite aqui em Gyôr !
Tivemos inúmeros imprevistos e desencontros... mas de algum modo sobrenatural ele conseguiu sozinho pegar um táxi do aeroporto até a esta
ção de trem e chegar até Gyôr...
Mas nessa altura do campeonato, eu já tinha acionado toda a galera da aiesec de Londrina, mandado mensagens e enfim... eu e o Attila estávamos desesperados sem saber de nada ! Pq, realmente, o percurso não é fácil nem para um Húngaro... Mas pudera... o vôo dele atrasou... e ainda bem que ele foi espertinho rs.
Mas esse... era só o começo da aventura !! kkkkk
Meu, eu não sei como até agora, mas ele se enfiou em alguma lan house perdida nas ruas de Gyôr... nem o Attila tava achando ! Andamos um monte até que enfim encontramos a pobre criatura, em uma cena desoladora kkkkkk uma  feição assustada, cansada e ao mesmo tempo aliviada kkkkkk
Bom, o plano era ir até a casa do Attila, deixar as malas dele lá e depois ir comer uma pizza.
Além do coitado estar praticamente congelando (o frio chegou aqui, e chegou com gosto), a alça da mala dele fez o favor de quebrar. Imagina um menino corcunda puxando a mala quarteirões a fio.  Bom, a alça fazia uma espécie de um U. Então inverti ela e encaixei na alça pequena, pra que ele puxasse pelas extremidades. Funcionou por mais alguns quarteirões, quando ela finalmente se quebrou inteira. O jeito foi cada um pegar numa ponta da mala, e ir carregando no braço. Mas Jesus, hein? Parecia que tinha um corpo lá dentro! O malinha pesada! Rs brincadeira Gabsss ;)
Mas brasileiro que é brasileiro, não desiste nunca! Após passarmos na casa da Eszter, lá estávamos saboreando enormes pizzas individuais, no conforto daquele restaurante que eu comi em um dos meus primeiros dias aqui  =)
Antes de ir para a Bridge, que seria nosso destino final, passamos na Lapos para dar uma conferida... e pasmem, descobrimos que eles servem uma autêntica caipirinha por lá!
Pedi para ver a garrafa... dizia ‘’original do Brasil – Pitú’’. Que chique, né?? Bom, não foi a melhor caipirinha que eu já tomei na vida. Pra variar, estava fortíssima... Mas aí já é pedir demais também, né??
Finda a noite, levamos o Gabriel para a estação de trem, onde ele finalmente partiu para Osijek. Aproveite seu tempo lá, Gabriel! E vamos planejar uns tours pela Europa Central uma hora dessas! =)
Domingo foi dia de descansar e terminar minhas apresentações no PPT. Apresentei para uma turma hoje, o pessoal gostou bastante. O que mais chama a atenção são as cores, pra eles. Tanto verde, e o amarelo do sol nas fotos, e o azul das águas... eles valorizam muito nossa cultura, Isto é, o modo de vida em outro país. E claro, também preservam a deles . Talvez devêssemos aprender com eles, não?
Poxa, tem umas turmas que não sabem nada de inglês. E nem estão muito interessados em saber. Sério, foram poucas. Mas entre elas, está uma turma de hoje. E a professora também não está muito preocupada com a paçoca. Hoje devíamos fazer um joguinho (na boa, uma perda de tempo... eu poderia estar ensinando muito mais... mas ok, ali eu só sigo ordens...) em que eles iam pegando a palavra, e tinham que fazer mímica ou desenhar o animal. Como disse, achei pouco proveitoso. E os alunos ficavam falando em húngaro. E quando eu falava alguma coisa, eles não entendiam nada. Mas é normal. Tem turmas que respondem super bem ao meu empenho. Tem outras que, né, não tem noção de bom comportamento nenhuma. Nem a professora deles estava conseguindo por ordem na sala. Mas o legal é que ela pegou o boné, e deu no pé, e eu fiquei olhando para a cara da sala (eram umas 7 pessoas só). Preciso traçar uma estratégia melhor para atrair a atenção da sala e fazer alguma atividade mais interessante.  Mas para isso, tenho que ter dormido mais que 4 horas e meia! Hoje, realmente, não rolou !! rs
Poxa, queria colocar vídeos aqui, mas não tá rolando. Se alguém tiver alguma idéia de como fazê-lo, queira por obséquio dar uma mãozinha!! Rsrsrs Pq tá osso!
Eeeee cada um tem o Michel Teló e Lady Gaga que merece !! rsrsrs
A música do momento aqui é a ‘’mizu’’ de uma banda que chama ‘’FLUOR’’... Eles ouvem bastante eletrônica por essas bandas...



‘’ Kicsilány, óóó, szia, helló!
álljunk
össze, mint két kicsi legó
na figyu már, mondom mi a szitu
te lány, én meg fiú
na mizu, mizu, mizu?’’

Bom, precisava dividir esse hit com vcs! Divirtam-se ! E quem ousar a acompanhar o refrão, aí vai uma ajudinha kkkkkk
Ah, se tudo der certo, irei para Budapeste neste fim de semana. Tô ansiosa !! =) É isso galera. Szia, Puszi !! 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Trocando experiências




Szia !!
Nem parece, mas já estou aqui há 1 semana. Graças a Deus, estou me habituando a tudo, e não tenho tido grandes problemas.
Estar em uma situação nova como essa traz desafios e situações complicadas sim. Mas acho que vai de nós encarar isso de frente, nunca desistir, tentar de outro modo, levar tudo no bom humor.
Meu novo lema é: educação, paciência e um sorriso bem largo no rosto abrem qualquer porta!
A coisa mais interessante num intercâmbio (troca), creio eu, é essa coisa de poder trocar conhecimentos, experiências, cultura e tudo mais.
Um pit stop para tomar uma coca no Bridge!
É um pub frequentado pelos profs e alunos
da faculdade perto daqui, a
Széchenyi István Egyetem.
É como repaginar quem somos, reformular nosso modo de pensar... rever nossos conceitos e repensar o modo como enxergamos o mundo em volta de nós.
No trabalho hoje pedi para as meninas escreverem seus nomes em cartões e desenharem alguma coisa. Depois pedi para que cada uma tentasse explicar o que desenhou, para que a turma adivinhasse. Parece que elas gostaram! =)
A intenção era tentar decorar o nome delas... mas quem me conhece sabe que isso é um problemão pra mim (rs)!
Bom, se tenho conseguido ensinar inglês, não sei, mas sei que tenho aperfeiçoado cada vez mais meu inglês rs. Não só o inglês, mas várias línguas.
Outro dia conversei em francês com um rapaz de uma das turmas, que morou 3 anos na Guiana Francesa (inglês, que é bom – já que sou prof de inglês – ele não sabia, mas pelo menos o francês dele era muito bom)! Que coisa, não??
Ás vezes um ou outro fala em alemão comigo (bem comum saberem falar alemão por aqui). Mas conheço bem pouco, basicão mesmo.
Vinícola onde paramos para comprar o vinho.
Há todo tipo de vinho aqui, e são
de fabricação própria.
Até espanhol o pessoal apela aqui hahahah mas sabem bem pouco de espanhol... tem uma das professoras de inglês que insiste em me perguntar termos em espanhol e coisas da cultura mexicana e afins... gente, eu já disse pra ela que não conheço muito... nem falo muito espanhol! No máximo um Portunhol! Rs
Pô, eles também querem sugar o máximo! Rs Mas ok... =D
Estou super animada com o húngaro também... aprendo várias palavras todo dia... estou pegando muito gosto pela língua  =)
Chuvinha boa agora a tarde! Vamos ver se esse tempo maluco resolve esfriar e finalmente eu possa ver a tão sonhada neve ! =)

Agora a tarde vou com a turminha de segunda-feira lá no shopping. Elas vão me ajudar a comprar uma câmera. Falei que eles eram fofos, né??
Mais tarde irei com a turma de quinta no centro bater perna.
Então vou ficando por aqui.
Mariann fez ''forralt bor'', ou vinho quente.
Ferve-se o vinho, e adiciona-se cravo, canela
e maçã.
É delicioso!
Ah, uma coisa no mínimo interessante aconteceu hoje.
Eu sempre faço minhas refeições lá no refeitório da escola. Até aí tudo bem.
Hoje estava eu comendo uma deliciosa sopa de carne com feij
ão, e pãozinho caseiro (e de sobremesa uma maçã verde – nhami!), quando chegou uma turminha...
Eles ficaram de pé num ponto da sala, boquiabertos, me olhando comer... então me virei quando notei uma certa aglomeração, daí vi eles lá com aquelas caras de quem vê um fantasma. Então, se sentaram...
Percebia eles cochichando e olhando... não consegui segurar o riso kkkkkk me senti o elefante que sobe no banquinho, ou o o macaquinho que faz truques rs.
Nem tudo são flores, não é mesmo?? Algumas pessoas não encaram a diversidade como algo excitante e novo, mas alguns têm medo, preconceito, receio, ódio talvez. São coisas que temos de acostumar a nos lidar !
Quanto a mim, isso só enriquece minha ‘’pesquisa’’ por aqui. Afinal, seres humanos podem parecer diferentes. Mas todos vieram do mesmo lugar.
Depois que acabei de comer, e me levantei, eles até chegaram a se calar todos e observar cada passo que eu dava até a porta que leva para o pátio da escola. Nossa, assim que saí de lá, casquei bico demais rs. Só eu achei isso hilário?? Vcs precisavam ver as caras deles... eu me segurei qdo passei ao lado deles, para não virar do nada e dizer: ‘’buuu!’’ kkkkkkkkk

Puszi ! Viszlát! =)




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O trabalho

Tudo é muito legal e lindo massss... chegou a hora de por a mão na massa!
Estou trabalhando como professora de inglês naquela escola que eu mencionei (Kossuth Lajos Ipari Szakképző Iskola, Kollégium és Felnőttek Középiskolája). Aliás eu descobri o que esse nome gigante significa!
É Kossuth Lajos - Escola de Treinamento para Indústria(tipo escola técnica) para jovens e adultos.
Obs. Às vezes parece que aquele Google tradutor fumou pedra... ele dá cada tradução maluca nada a ver com a paçoca... aff o.O esse aí é um exemplo...

Comi hoje no almoço.
 É uma saladinha mexicana (Mexikói).
Essa semana basicamente tenho feito só uma introdução mesmo, me apresentando, falando sobre o Brasil, sobre mim, fazendo perguntas e respodendo. Basicamente para fazer com que os alunos pratiquem o inglês mesmo. Em uma das aulas eu ia mostrando fotos e pedindo pra que eles descrevem... coisas assim.
Estou tendo muita sorte! Todas as turmas são muito fofas, têm me tratado muito bem! Nossa, não podia imaginar que ia ser assim... tem sido muito prazeroso e interessante! Teve turma que me combinou comigo de ir no shopping sexta, a outra me chamou pra ir numa festinha semana que vem. Ah, e outra me ofereceu de fazer um penteado no meu cabelo (a turma de cabeleireiros) e outra de me fazer uma massagem facial (turma de estética). Poxa, é disso que eu to falando!! rs
Estou amando cada minuto... ter esse contato direto com os Húngaros, saber o que pensam e sabem sobre o Brasil, como vivem, enfim, e são turmas de até 20 pessoas, então são vários gostos e opiniões. Está sendo uma experiência impar na minha vida!

Uma coisa que eu reparo é na espontaneidade deles! Isto é, cada um tem um cabelo de um jeito, de uma cor, de um corte, o estilo, as roupas... Não são encanados em roupas e padrões de modas e estéticas (cá entre nós, os brasileiros são extremamente encanados com isso né? Acaba criando uma padronização de estilos... gosto do modo como cada é cada um aqui. Está sendo uma boa lição pra mim!). Mas são vaidosos sim, mas do modo deles. Engraçado como usam umas calças largas ou de cores inusitadas, e botas gigantes e cheias de pelinhos e pelúcias e coisas rs.
Sajtos Lángos.
(Sajtos = de queijo)
Comi o tal do goulash! E descobri que nada mais é do que um tipo de ‘’carne de panela’’ ... mas a carne não tem gordura e é feita em tirinhas bem cozidinhas, e com batatas e molho.
Descobri o Lángos também! Nossa, que negócio delicioso! É uma massa fritinha (do formato e tamanho de um prato de sobremesa), daí tem vários recheios. O que eu comi era queijo ralado por cima, com um tipo de creme de leite (sour cream) e alho. Divino!!

Fui até o shopping ontem pesquisar preços de câmeras... Alguém sabe aí qual câmera é boa?? As fotos da câmera que estou tirando não estão ficando muito boas... vou ter que comprar outra! Possivelmente na sexta-feira...
Mais algumas constatações sobre os Húngaros... como fumam, Jesus! E principalmente adolescentes! Sempre me perguntam se eu fumo, e se surpreendem de eu dizer que não. É algo muito comum aqui, infelizmente.
Tenho reparado aqui também que preferem morenas. É aquela coisa né, nós no Brasil admiramos as magrinhas loiras de olhos claros. Aqui eles curtem mesmo é as morenas curvilíneas rs. (tem coisas que não dá pra comentar aqui no blog, mas é impressionante, as reações rs... rs vou parar por aqui =P )
E quanto ao tempo, está frio como sempre. Mas nada de neve por enquanto!
Me disseram que deveria estar bem mais frio essa época do ano, que já deveria estar nevando. Eles dizem‘’It’s Global warming (Aquecimento Global) !!’’=P
Aí vão algumas fotos que tirei! Até a próxima ;) Szia ;)


Biblioteca da Faculdade -  Egyetemi könyvtár - Széchenyi István Egyetem

Budapestre (Budapeste)

Rio Danúbio (Mosoni-Duna)

No verão, quando o rio está mais cheio, isso vira um Pier flutuante ( aquela plataforma de madeira com tambores azuis embaixo)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Coisas tradicionais (e engraçadas)



Todo prédio e toda casa aqui é antiga e linda e grande.
É impressionante, onde quer que vc olhe, vc vê construções lindas e históricas.
Em matéria de visual, não poderia ser mais lindo.
E como é inverno, as árvores estão nuas,
então dá aquele ar sombrio e misterioso e fascinante =P
Cada canto, de cada cômodo, em cada  lugar, tem um aquecedor.

Aqui eles tomam muito água com gás, é bem comum.

É feita daquela frutinha que os Smurfs comem ! rs
É bem forte. É a bebida tradicional da Hungria, chama-se Pálinka.


Tem gosto de Heinekken, é meio amarga =P
É feita no condado de Borsod.

É boa, tem gosto de Skol =P
É feita na cidade de Sopron.

Goulash
Ainda não provei, mas é a comida mais típica daqui.
É tipo uma sopa de carne.


Sério, repara nesses cachorros !
São cachorros húngaros. Meu, eles parecem esfregões!
rs são bem feinhos né ! =D

Biscoito típico daqui, muito bom.

Eles também comem Milka, mas tem uns recheios diferentes, muito bons por sinal =P
Eles também bebem bastante absinto ( quando vc vai beber, vc coloca uma espécie de um cubo de açúcar em uma colher. daí vc poe fogo  e espera derreter, daí dps vc coloca no copo e apaga o fogo tapando o copo, daí vc bebe.... dilacera a garganta, é um horror de forte rs)
, rum branco, champagne e coisas assim.
Os Húngaros foram eleitos como o terceiro país mais beberrão do planeta =P
De acordo com a lei húngara, não se pode beber na rua, ou carregar bebidas abertas.
Então vc sempre tem que terminar sua bebida antes de sair.
Além disso, assim como no Brasil, não se pode fumar em nenhum local fechado.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A chegada e o primeiro dia

Após 2 dias viajando, finalmente, cheguei em Győr!
 Saí da minha cidade na quarta de manhã, fui de carro até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (6 horas), então fui de avião até Heathrow, o aeroporto de Londres, mais 11 horas. Tive que pegar o couch (espécie de busão) até o terminal onde ia embarcar, onde cheguei num imenso lobby... então após 5 horas no aeroporto (vagando pelas inúmeras lojas e marcas  e essas coisas que o pessoal fica maluco RSRS, até finalmente desmaiar nas poltronas por 3 horas hahahahhha) peguei outro avião para Budapeste, umas 3 horas e pouco de vôo. Bom, então, chegando, lá estava o Attila para me receber =)
Pegamos um ônibus até outro aeroporto, onde recebemos a Eszthér, que tinha ido passar o ano novo em Londres. Depois tomamos outro ônibus até o metrô e finalmente um trem até Gyôr. Ufa !! foi um trampo sem tamanho, tirando navio, andei de todos os transportes possíveis para chegar até aqui ! rsrs
Então, na estação de Gyôr, estavam Viktor e Monica nos esperando, então eles me deram uma carona até o hostel onde estou hospedada. =)
Hoje de manhã, o pessoal da escola veio me visitar, me apresentou a todo o pessoal, a escola em si, até mesmo os cozinheiros rs... realmente,  a recepção está bem calorosa, o pessoal tem me dado muita atenção, tem se preocupado mesmo em me fazer sentir bemvinda e bem recebida... Não tem do que reclamar !

Kossuth Lajos Ipari Szakképző Iskola, Kollégium és Felnőttek Középiskolája














Kossuth Bridge
Essa ponte fica a dois quarterões do meu quarto,
e atravessando ela,
chega-se ao Centro da Cidade
Acho que a parte mais difícil já passou... daqui pra frente vai ser na raça rs
O pessoal não fala ingles aqui, são poucas pessoas... fica difícil até comprar um lanche no Mc Donalds... vai ser realmente desafiador, a língua é bem difícil de aprender... ainda estou no sim, não, obrigada, de nada rsrs
A tarde fui no centro com o Attila, a Eszther e a Mónika... consegui comprar uma jaqueta e botas pra me ajudar a aguentar o frio (agora está 6 graus...ah e eu esqueci minha jaqueta no Brasil, dã!)... aqui não só é frio mas venta demais da conta, parece que vc vai ser levada embora rs... Fomos numa espécie de uma loja de departamentos.
Ela passa por cima de um braço do rio Danúbio. A visão
de cima dela é estonteante !


Após almoçar e comprar algumas coisas percebi que realmente, o custo de vida aqui é bem de boa, diferente da Europa oriental... no aeroporto de Londres tudo era absurdamente caro!
As paisagens são simplesmente estonteantes, todos os prédios são enormes e antigos, de uma arquitetura fascinante... para mim, estar aqui é singular, estar diante disso tudo... jamais passou pela minha cabeça...
Acho que é meio coisa de turista achar tudo lindo e maravilhoso...
A Hungria em si é um país muito velho... as cidades já existiam mesmo antes de haver o país chamado Hungria. Há uma igreja aqui perto que é do ano 101 ... Gyôr é  a cidade mais turística, onde mais se encontram desses prédios e locais que são verdadeiros cartões postais.
Ah, aqui começa a anoitecer mais ou menos ás 3 da tarde... 5 horas já está super escuro e ainda mais frio do que de manhã... ainda não acostumei com isso ! =)

=






Esse rei protegeu a Igreja Católica da Hungria,
por isso é muito estimado por aqui.
Dentro deste busto de ouro está o crânio dele.
(Igreja de São Inácio)

Church of St. Ignatius
Visitei essa Igreja hoje.Ela é do sec. XVII, toda no estilo barroco.
Há inúmeras esculturas e peças, todas em ouro maciço.



Essa catedral Judaica hoje funciona como museus, já que não há mais judeus por aqui (devido ao Holocausto e etc...)





Hoje eu explorei mais, ainda não tirei muitas fotos... irei tirando com mais calma, prometo!

Realmente estou feliz por ter escolhido esta cidade, neste país... tinha idéia totalmente diferente. O pessoal têm me tratado muito bem, e eles ficam muiiito felizes quando eu digo um simples ‘’ köszönöm’’ (obrigada, em Húngaro) ... eles não recebem tantos turistas, a maioria não fala inglês... então eles ficam muito felizes de ver a pessoa interessada em aprender Húngaro (no começo não tinha pretensões de aprender... mas dado ás circunstâncias, acho melhor correr atrás rs) ... essa língua é falada somente na Hungria, ninguém fala Húngaro além deles, então por isso eles ficam tão felizes... o idioma sérvio e da rep. Tcheca é parecido 90% das palavras, mas não é igual.... acredito que seja talvez como o português e o espanhol...
Bom, mas sei que as coisas estão funcionando assim para mim graças à AIESEC, tanto de Londrina como de Gyôr... não fosse essa recepção e a atenção que todos estão me dando, seria quase impossível me virar por aqui!



Por hoje é isso. Viszlát !