sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Croácia !

Em Osijek, com Jorge, do El Salvador.

Depois de conhecer Budapeste, foi a vez de conhecer a Croácia!
Na sexta-feira do dia 3 lá foi para Osijek, onde está o Gabriel fazendo seu intercâmbio.
Combinei de me encontrar com o Attila de manhã para que ele me ajudasse a comprar os bilhetes de trem. Mas como eu já imaginava, ele não apareceu.
Após andar uns 40 minutos, perdida, finalmente consegui achar a estação de trem =P
Então, depois de muitos gestos e desenhos consegui comprar as minhas passagens sozinha rsrs
É, se virar por aqui até dá... mas tem que ter paciência e jogo de cintura viu! E não é fácil... é mico atrás de mico ! rsrs
Tive a sorte de encontrar no trem 3 brasileiras, que me ajudara a conferir se estava no trem certo e em qual estação tinha que descer em Budapeste. Gente, não paro de encontrar brasileiros por aqui! =P
Em budapest peguei outro trem, e após algumas horas e várias pessoas me pedindo passagem e passaporte (me acordando 50 vezes), lá estava eu na Croácia.
O legal é que eu conferia placa por placa pra saber se era a cidade já, e nada. Até que em certo ponto, entrou um monte de gente. Daí um guri perguntou se o acento do meu lado estava vazio. Aproveitei o gancho e perguntei que cidade era aquela. Ao que ele me responde ‘’Osijek’’. Sabe quando vc vira e fala, ah ta, tudo bem, e só dps cai sua ficha! Arregalei os olhos e falei: Osijek???
rsrsrs sai correndo antes que a porta se fechasse e aí sim estaria enrolada.
Bom, chegando na estação nem consegui usar o banheiro que custava 30 kunas acho, sei que não dava 20 centavos, e a mulher não deixou eu usar ! Que nervoso o.O
Tá. Lá estava eu. E agora??
Preciso de internet pra falar com o Gabriel, pensei. Lá vou eu vagar por um país desconhecido atrás de internet. Parei num café, e o rapaz muito bonzinho me explicou onde tinha internet. Minha sorte é que na Croácia é mais fácil achar falantes de inglês. Cheguei no outro café também não tinha, mas ai no outro tinha. Resumindo, a moça me deixou usar a net de graça (não tinha kunas, afinal) e o rapaz do café me deixo usar o banheiro e ainda me deu uma coca de graça! Como eu disse, sou surpreendida e salva todos os dias pela generosidade das pessoas! Pq eu estava com sede, hein!
Após uma hora e meia o Gabs apareceu finalmente =)
Fiquei indignada que lá na Croácia ainda pode fumar dentro dos ambientes. Um horror!
turminha em Zagreb, na casa da Vedrana
Estava nevando demais em Osijek, e pensa num frio !??!? Mal dava pra andar pelas calçadas. Mas isso não impediu de brincar de guerrinha de neve =P
Acabei ficando gripada. Comprar remédios fazendo mímicas foi o melhor de tudo ! rsrsrsr
Lá em Osijek tem bastante intercambiários, então conheci gente de El Salvador, da China, do Japão, Panamá, Rússia acho, tinha até outro brasileiro lá também.
Bom, deu pra conhecer alguns lugares e à noite várias baladas. Tem uma rua onde ficam todos os barzinhos e baladas, e vc não paga pra entrar. Íamos entrando um por um até achar o mais legal. Escolhemos um pub irlandês muito massa, onde estava tendo um showzinho de rock.
No dia seguinte fomos para Zagreb. Andamos pelo centro, conhecemos vários pontos turísticos e alguns bares. Ficamos na casa de uma menina da AIESEC de lá. À noite fomos num bar e depois em uma balada. Ah, precisa dizer que encontrei brasileiros por lá também?  =P
No dia seguinte foi dia de mais andanças e depois me despedir !
Achei as duas cidades lindíssimas, o pessoal muito bacana... e adorei ver tanta neve junta! Chegava até o joelho!
E a culinária croata é deliciosa também! 
Eles são cheios de fazer coisas caseiras. Na casa da Vedrana comi bacon que ela mesma fez (menina prendada, não??) e salame, picles, pão, tudo caseiro e delicioso!
Ah, provei em um bar também a Grička vještica,  que é uma cerveja caseira adocicada muito boa! Recomendo! Por lá eles também tem a Rakjia como bebida típica (lembre-se que já tinha experimentado por causa daquela menina Sérvia de Budapeste).
Zagreb
Lindas paisagens, lugares incríveis, construções antigas, arquitetura maravilhosa... amei demais! E fomos muito bem recebidos pela AIESEC Zagreb. Recomendo também!
E o bom é que Zagreb é uma cidade grande mas tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, então é bem sussegada.
Recomendo também o ''Museum of Broken relationships''. Expõe objetos que representaram algo para alguém, que aparentemente não tem valor ou sentido, mas contam histórias incríveis!
Ás vezes casos muito antigos.
Lembro de uma chave bem antiga, onde estava escrito assim:
'' Ela sempre me dava pequenos presentes como esse. Eu gostava muito dela, só não entendia o porquê de ela não querer dormir comigo.Eu só fui entender o quanto ela me amava depois que ela morreu de AIDS''. (naquela época provavelmente não se tinha muito esclarecimento sobre AIDS, nem tratamentos e etc...)Lindo né??

Só tem um detalhe na minha volta... ia pegar um trem com duas conexões. Na primeira conexão, tive 1 minuto !! Saí correndo que nem louca com o papel da passagem na mãe, apontava e perguntava pra todo mundo qual era o meu trem! Pura emoção rsrsr mas deu tudo certo. O problema foi na segunda conexão. A moça chegou em mim e disse que o trem simplesmente não ia sair!
Falei Jesus, e agora?? Estou aqui perdida nessa cidade (Celldömölk)
, a noite, não conheço ninguém... que farei pai?? Rsrsrs
Bom, mas a santa da mulher que recolhe os bilhetes disse que eu poderia ficar na acomodação da compania de trem até o horário do próximo trem. Nossa, fiquei muito aliviada. Foi minha salvação! Eram umas 9 da noite... e o trem só ia sair às 4:45 am !
Dormi por lá e depois segui, chegando em Gyor às 7 da manhã. Nossa, como é bom chegar em casa!
Zagreb
Eu nem sei o nome da moça e do senhor que me conduziu até acomodação. E eles provavelmente nem se lembram mais de mim. Mas a generosidade dos dois me salvou! Incrível... eu sou a rainha de se meter em confusão e barca furada! Mas tenho muuuuita sorte e sempre consigo sair delas! Rsrsrsr Incrível isso!
Fim de semana cheio de emoções né?? Rsrsrsr

FOTOS DA CROÁCIA>>>> clique aqui

Próximo post conto sobre minha visita à Eslováquia =)
Puszi =)


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

um balanço geral



Mais de uma semana sem postar... mas minha desculpa é boa !!

Tem estado corridíssimo pra mim, graças a Deus... não sobra muito tempo pra escrever!

Por outra lado, mais coisas pra contar aqui depois ;)

Ainda estou devendo posts sobre minha viagem à Croácia e Eslováquia, e outras coisas mais.
Mas preciso interromper a linha cronológica e postar algo recente...

Afinal, só me restam mais duas semanas aqui na Europa... e eu já estou ficando triste!
Nossa, foi tanta coisa aqui, que eu não conseguiria descrever tudo! As fotos e os meus posts contam 10% do que acontece... não tem como falar tudo! Principalmente o que eu sinto aqui...
Tenho certeza que a Lorena que chegou aqui na Hungria há mais de um mês atrás já não existe mais... a Lorena que regressará ao Brasil no dia 1 de março já será outra.
O amadurecimento, diante de uma situação dessas é inevitável. Mas a mudança de perspectiva é ainda maior. Ideias, conceitos, pensamentos, percepção de vida e das coisas ao redor... tudo radicalmente alterado!
A essência, claro, não muda. O que eu quero dizer é que, sinto que, como ser humano, pude crescer muito. Deixar para trás vícios de personalidade, medos, dúvidas...
Isso tudo pode ser muito perigoso, e isso é um fato. É preciso ter muito cuidado para assimilar todas as experiências que se têm diante dessas circunstâncias todas.
São muitas paisagens maravilhosas, imagens gravadas na minha cabeça que jamais esquecerei.
São perfumes, sabores, sons e sentimentos únicos, inenarráveis, guardados na minha memória.
A cultura e tudo que a circunda... a língua, o modo que eles falam, se expressam; a comida, o modo como se alimentam, o que uma refeição representa ( e a simpatia e a questão que eles fazem de sempre dizer ‘’Jó ét vagyat’’ – tenha uma boa refeição – ou sempre que bebem algo, bebem em nome de algo, também dizendo ‘’Egészségedre’’ – saúde) ...
A Hungria é sem dúvida um país apaixonante. Muito único, língua única, costumes e hábitos únicos, estilo de vida único. Não tenho como descrever o quanto estou grata pela oportunidade que tive de estar aqui, por todas as experiências que passei por aqui, boas ou ruins, foram maravilhosas. Acho que para ser um bom aluno diante da vida temos que tirar o melhor de cada experiência, sejam elas boas ou ruins. Entender que no gosto de cada uma, se esconde um grande aprendizado, e que ambas são essenciais. Quanto a isso não tenho dúvidas! =)
Deixar tudo isso para trás é muito triste... mas de coração, sinto falta de casa =)

Incrível como, após esse tempo aqui, vc começa a sentir falta de pequenos detalhes...

Um churrasco de domingo, cumprimentar um colega que vc conhece há anos, abraçar sua família, falar sua própria língua, sair de casa sem precisar usar cinqüenta casacos e meias e botas e chapéu e luva, ufa ! =P
Outra lição que tirei disso foi valorizar ainda mais meu país, minha cultura, e claro, meus amigos e minha família. Ainda que tudo tenha corrido muitíssimo bem, graças a Deus, LAR, CASA, é só um nessa vida =P Não há nenhum lugar como a nossa pátria =).
Mas com certeza tenho vontade de voltar! Nossa, tem tanta coisa para se conhecer por aqui ainda! Terei um carinho enorme pela Hungria para sempre.
Aquele paradigma de que Europeu é um povo distante, fechado? MENTIRA DESLAVADA!!
TODO mundo aqui me tratou super bem, e tive contato com tanta gente! Todos querendo me fazer sentir super bem-vinda, fazendo questão de que eu tivesse bem acomodada, e que tudo estivesse correndo bem. E tudo isso com um grande sorriso no rosto. O povo húngaro é um povo pessimista em relação ao seu país, isso eles mesmos admitem. Passaram por uma história complicada e cheia de guerras e destruição. E atualmente, estão diante de um governo de que não sentem confiança, e que não tem feito bem ao país. Este ano entrou em vigor uma nova constituição, então dá pra imaginar a época delicada que eles estão vivendo.
Mas isso, jamais foi motivo para que eles se sentissem intimidados. Eu fui constantemente surpreendida e SALVA pela bondade das pessoas daqui!
Ganhei inúmeros presentes, desde pedaço de bolo até livro. Ganhei muitos sorrisos, muita generosidade, muito carinho mesmo. Aprendi que quando temos um largo sorriso no rosto e muita humildade no coração, conseguimos tudo! É o modo mais fácil de se conquistar a simpatia das pessoas. Sério, não falhou uma vez sequer. É claro que me decepcionei ás vezes, me meti em tanta encrenca, confusão, me perdi, olha, foi cada barca furada !! rsrsrs
Mas sempre houve alguma alma generosa, alguém que, de algum modo, fez questão de ajudar uma desconhecida que provavelmente nem veriam mais. Sério, acredito mais na humanidade agora.
Tenho muito que desabafar ainda, mas esse post já está gigante.
Meu último dia de aula amanhã. Será que vou chorar, meu Deus?? Rsrsrs
Admito que tenho sérios problemas com despedidas. Nossa, é horrível pra mim.
Aceitar o fim não é fácil =P Massss, vamos ver o copo meio cheio e pensar que ainda me restam 2 semaninhassss =)
Quando já estava para derreter a neve, hoje bateu uma nevasca nervosa aqui =P
Volto a qualquer hora ;) Puszi!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Budapeste !





Após o passeio mais cultural de quarta-feira (25 jan), quinta-feira fui jogar TRUCO com o Attila num pubzinho no centro. Ele adorou o jogo, já esta ensinando pra todo mundo! rsrs

Ensinando a gringaiada o que é uma Caipirinha rsrs
na Lápos
Lápos - antiga casa de barcos de Gyor





















Na sexta fui com umas aluninhas da escola na Lápos.Bom, mas o melhor ainda estava por vir... fui passar o fim de semana em Budapeste!
A cidade mais incrível que eu já pensei que pudesse existir! Em matéria de construções, isto é, belezas feitas pelas mãos do homem, é a cidade mais linda, com a visão mais perfeita que eu já vi !
Infelizmente, minha c
âmera acabou a bateria várias vezes, e eu não tirei foto de tuuudo o que vi, mas ainda assim, foram muitas fotos!
Budapeste é uma cidade gigante, e é impossível ver tudo somente em 2 dias... com certeza vale a pena voltar lá!
Eu e o Attila chegamos em Budapeste as 10 da manhã do sábado (fomos de trem),  e mesmo com as malas, já fomos andar pela cidade. Percorremos as margens do rio Danúbio, que revelava um horizonte cheio de construções antigas lindas, e as pontes faraônicas construídas a trocentos anos.

Para mim, que pisa pela primeira vez em território europeu, foi uma experiência incrível, não sabia para onde olhar... Foi mesmo emocionante!
Mas de longe, a construção mais incrível na minha opinião é  o Parlamento. É gigantesco e maravilhoso demais! Tomamos um tour por dentro dele, mas nessa altura já havia acabado a bateria da minha câmera... fiquei somente com as fotos externas...
Encontrei com 3 brasileiras dentro do parlamento... também da AIESEC. A menina havia acabado de terminar seu internship na Hungria e estava passeando agora. Bom, tirei umas fotos pela c
âmera dela e dei meu e-mail pra ela...  mas até hoje não recebi nada hehehe =P
SPOON
Mais tarde nos encontramos com a Maja (Sérvia) e o Giuliano (Italiano), em cujo apartamento ficaríamos hospedados (que por sua vez, mora com um cara da Tunísia!). Passamos então no Spoon, um restaurante que na verdade fica num barco, parado no Danúbio. Chiquérrimo =)
Só fiquei chateada ao pegar o cardápio, onde há bebidas de todos os cantos do mundo, e me deparei com ‘’bebidas caribenhas – Capirinha de frutas’’.
Poxa, que ultraje!!  Me senti ofendida!!  Ainda bati boca com o garçom hahahah
Ele veio com a desculpa de que no Brasil só se serve cachaça com limão, e que quando se adiciona frutas passa a ser caribenha... Poxa, nada a ver!! O Giuliano ainda brincou... disse assim: então a Blood Mary tinha que ser russa, pq a Vodka é Russa! AH, mas aí diferente!
Bom, no final das contas, de tanto trollar o garçom,  a caipirinha saiu de graça hahahh
Além de nos apresentar a cidade, Maja nos mostrou a Rakia (que é considerada bebida típica de países com a Sérvia, claro, a Croácia, Turquia, Bulgária, Bósnia entre outros), e o Giuliano nos brindou com uma autêntica Pasta ao Molho de Tomate, tudo feito com ingredientes fresquinhos, e até o queijo o ralado era de fabricação caseira de Nápoli, de onde ele é!
No outro dia, mais andanças pela cidade, mais descobertas e imagens paradisíacas! E a bateria da minha câmera acabou de novo! O.O
Detalhe final, na volta para
Győr  um final nada glamorouso. Devido a um erro de percurso, nos atrasamos para o ônibus (8 p.m.)... fomos para uma estação de trem e descobrimos que não havia trem mais para Győr nauqele dia...












Finalmente fomos para a outra estação de trem, onde descobrimos que o próximo trem só sairia às 4 do dia seguinte! Bom, sem emoção não tem graça né?
Tivemos de passar a noite na estação de trem... com os aquecedores desligados, congelando !! Com frio, fome, sono, cansaço... meu Deus, gosto nem de lembrar !! hahahah
Agora que já passou é engraçado até! Enfim, cheguei em Győr 7 e pouco, e as 8:50 já tive que ir dar aula...
É mole, ou quer mais?
Mas valeu cada segundo.  Aquela cidade é apaixonante! Inesquecível, com certeza!
No próximo post contatarei sobre a minha visita à Croácia, em Osijek e em Zagreb!

OBS. O blogger não está colaborando comigo, está horrível para baixar fotos...
então fica mais fácil vcs olharem no meu face =)
PARA VER O ÁLBUM CLIQUE >>>>AQUI<<<<

Viszlát ;)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Centro da Cidade (Belváros)

Ontem, o filho e a filha da Diretora da Escola onde dou aulas me levaram ao Centro da Cidade para um tour! Além de saber tudo sobre a história local (ele se interessa por turismo, apesar de ter seguido com outra carreira), ele fala francês, então foi uma oportunidade de praticar um pouco ! =)
Eu vou quase todo o dia ao centro, mas esse passeio foi bem diferente. Além de aprender muito mais sobre as belíssimas construções , patrimônios históricos de Győr, conheci locais que nem imaginava que estavam ali! São pequenas porem famosas passagens por entre as antigas mansões, que levam à pátios e praças, talvez imperceptíveis num primeiro momento. É preciso ter muita atenção ao se andar pelo centro, pois cada detalhe tem muito para contar! Isto é, às vezes você passa por um lugar e nem imagina os significados e histórias encondidas naquele pequeno detalhe, ou nem imagina que seguindo aquele caminho, vc pode ir para em outro local desconhecido rsrs =P
Győr é uma antiga cidade de mercantes, provavelmente por estar no meio do caminho que liga a Hungria à Viena.Uma característica marcantes são os sinais em frente aos prédios, que funcionavam como ''letreiros'' para anunciar o que se comercializava ali e atrair a atenção dos consumidores. Enfim, eu os acho fascinantes, complementam todo o visual das ruas, você começa a imaginar como era ali antigamente, já que tudo está tão preservado, ainda que hoje em dia ainda funcione como centro de comércio (calçadão).
A arquitetura barroca das antigas mansões é singular. Cada casarão exibe belos brasões e esculturas, e os típicos ‘’balcon fermé’’ (não sei como dizer em português o nome certo, mas são aqueles janelas destacadas, dá pra ver nas fotos).
Selecionei algumas fotos, que seguem logo mais. Mas acreditem, não representa nem metade das belezas que tem por aqui... muito menos a loucura, sei lá, que é estar diante de tudo isso. Ai Meu Deus, e pensar que só tenho mais 4 semanassss =(
É bom aproveitar para admirar essas maravilhas enquanto ainda tenho tempo!! =D


OBS: POST ESCRITO DIA 26/JAN – EXTREMAMENTE ATRASADO ! HIHIHI I’M SORRY! ENTÃO NA VERDADE O ONTEM FOI DIA 25....
PROMETO ADIANTAR OS EVENTOS SEGUINTES... (por exemplo minha visita à Budapeste!)










Praça Szechényi



Praça Szechenyi


Paradinha para um chocolate quente =)

A ponte Kossuth.


Visão do rio Rába, as muralhas e o Seminário.





Capela de São Inácio - na famosa praça do ''portão de Viena''


Casas barrocas, sempre coladas umas nas outras e com a fachada para a rua.

Antigas casas do tempo da Idade Média, que resistiram ao tempo,
provavelmente por estarem ligadas às muralhas da cidadela.

Capela Gótica de Dóczi


Entrada ao antigo jardim da capela.
Detalhe do brasão de Gyôr

O Palácio Episcopal

Seminário

Interior da igreja.
Ao fundo, a famosa '''Madona'', trazida da Irlanda.

Busto de São Estevão, já mencionado aqui. Mas agora a foto
foi registrada pela minha câmera ;)

Entrada alternativa do Palácio Episcopal e a visão traseira
Vestígios de construções romanas que datam de
mais de 2000 anos, aproveitadas na
construção dessa Igreja.
Com isso, tem-se no final uma belíssima combinação de estilos
clássico (romano), barroco e gótico.


























SZIASZTOK, PUSZI!  ;)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Para as meninas!

Szia !!
Hoje quero dividir, em um post rápido, umas coisinhas com as minhas amigas que acho que interessará a elas ; )
Tive folga hoje porquê teve reunião de professores ou algo assim, então aproveitei o dia de uma maneira difereeeeente...
Pessoal, mencionei que estou trabalhando (ensinando inglês) em uma espécie de escola técnica, para os cursos de engenharia elétrica, esteticista e cabeleireiro.
Bom, vocês não imaginam cada maluquice que eu vejo naquela escola todos os dias!
Cabelos pirados, de todas as cores, cortes, tamanhos, penteados e etc...
A ousadia com as unhas é ainda maior! Aqui, passar uma cor só, de jeito nenhum!!
Tem que ter desenhos, strass, glitter e muita cor.
E uma coisa que reparei também foi em uma espécie de 
unha postiça que estão usando muito por aqui, e pelo que elas me contaram, está a maior moda na Europa.
São essas unhas pontiagudas, de plástico. Na maioria das vezes o pessoal faz francesinha, mas não é com esmalte branco não. São desenhos todo elaborados, cheios de brilhinhos e cores diferentes.
Bom,  aproveitando-me de toda essa experiência das minhas aluninhas, resolvi experimentar!
Hoje vieram aqui no meu quarto duas meninas, alunas minhas, para fazer minhas unhas! =)
Eeeeba ! rsrsrs que luxo né!!
A menina não quis cobrar nada, então não abusei no pedido também.  Até que gostaria de colocar uma dessas unhas pontudas aí... mas ia me dar muito trabalho para colocar minhas lentes de contato depois né?? É, acho que não era uma boa não... rs












Gente, precisa de ver o tanto de coisas que a menina trouxe, foram 2 malas grandes, maior kit profissionalll =P !! Achei o máximo! 
Eu, pra quem já me conhece bem, que sou a mais desligada nessas coisas, acho tudo isso o maior barato!! rsrs
Mas vamos às peculiaridades...

Primeiro que o pessoal aqui não usa alicates nem tira as cutículas! Eles simplesmente empurram delicadamente... e a menina ainda disse? ‘’Isso pode doer!’’.
Tadinha!! Não viu nada !! Precisava ver cada bifão que algumas manicures açougueiras já tiraram do meu dedo rs
Depois de lixar as unhas, bem como os cantos e por cima dela também, a menina aplicou um creme redutor de cutícula. E por fim a base.
Sei que depois de feito, ficou muito bom! Até parece que tirou toda cutícula, mas doeu menos e foi mais rápido...
Segundo, eles usam aqui um aparelhinho muito interessante, que emite raios UV e seca o esmalte em 3, 5 minutinhos! E ele fica muito brilhante!
Mas para tal elas usam uns esmaltes especiais e uns gels especiais também!
Então em cada passo vc coloca a mão dentro da câmara do aparelho.

Ao passar a base, em cada mão de esmalte, e no meu caso, para colocar os strass, uma em baixo e uma em cima depois!
Adorei isso ! Pena que se eu comprasse, pesaria na minha mala! 
Será que tem pra vender isso no Brasil?? =)
Aparelho de raio UV, para secagem rápida do esmalte.

E o resultaaado...
Simples, mas lindinho!




Gesztenyepure - ou Purê
de Castanha!
Ontem, uma das professoras fofíssimas me deu um pouco de doce! Como elas são boazinhas! Da outra vez, a Erika me trouxe chocolates e bolo de chocolate... dessa vez foi a Eva que me trouxe o Purê de Castanha! Típico doce Húngaro.
Delicioso, gente! Na foto nã

está mais tão bonitinho pq eu já comi metade =P
Adianto que essas fotos já são da minha câmera nova! De agora em diante, prometo bem mais fotos  =)
Por hoje é só! Viszlát !